segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

É Natal por todos os lados!


Não sei se é por causa do frio, mas os Alemães parecem adorar celebrar o Natal. Acho que com essa temperatura tão desagradável, o ambiente dos mercados, cheios de gente e luzes amareladas, velas, fogueiras e comidas cheirosas, torna o inverno mais suportável.
Seja por isso ou por uma fixação inexplicável, existem mercados de natal por TODOS os lados, Cada cidade não tem apenas um, mas muitas vezes vários mercados, espalhados por todo canto.


São lindo e acolhedores. suas barraquinhas iluminadas e decoradas com motivos natalinos parecem contos de fadas. Mas tenho que explicar uma coisa também: são todos iguais! 
Maiores, menores,com mais diversidade ou menos. Alguns em outras línguas (nas fronteiras, as tradições se mantem mas o idioma não...) e com um leve sabor da culinária local, mas essencialmente os mesmo.

 

Fim de semana passado aproveitamos pra viajar um pouco. Em menos de duas horas de trem estávamos outra vez na deliciosa França, dessa vez na cidade de Estrasburgo. Fomos de carro e novamente estacionar foi mais fácil que o esperado! Os estacionamentos todos possuem sensores e placas indicando quais ainda tem vaga por toda a cidade. Adoro esse conceito novo de Smart City, espero que ele se espalhe pelo mundo todo rápido!



Estacionamos perto da estação central de trem e fomos caminhando até o centro, dez, quine minutos no maximo. Chegamos as 13 horas e fazia muito frio, com aquele vento cortante de inverno já, apesar de ainda ser dia 6 de Dezembro.


Nunca havia ido a Estrasburgo e a cidade é encantadora! me apaixonei e preciso voltar na primavera, sem os mercados, para ver melhor essa cidade tão conservada e linda. O centro é magnifico, uma catedral incrível, um rio com casinhas antigas... perfeito, parecia saído de uma estoria infantil de princesas!

O mercado, ou melhor, os 10 mercados espalhados por toda a cidade fazem jus ao título de melhor mercado de natal da França, e Estrasburgo se intitula capital de Noel nessa época do ano.




Mil cores, mil doces e comidas variadas, francesas e alemãs misturadas com vinho quente tradicional dessas feiras e uma novidade, ao menos para mim, suco de laranja quente com mel!! Uma delícia!!
Comemos crepes deliciosos (afinal é França, né?) e nos esquentamos com bebidas quentes para não congelar as mãos! Queijos, embutidos, chocolates, biscoitos de todos os tipo... uma loucura deliciosa!!



Uma super enorme árvore de natal domina a maior praça da cidade. E como dia 6 de Dezembro é o dia de São Nicolau, muito celebrado nessa região, encontramos com ele pelas ruas de Estrasburgo -muito parecido com o nosso papai Noel, por sinal, mas como uma grande diferença: ele dava tangerinas de presentes para as crianças!!!!!




No fim da tarde sentamos num café para um chocolate quente maravilho enquanto descansávamos o pé um pouco e seguimos nossa viagem rumo a uma outra cidade incrível, no pé da Floresta Negra, e mais um mercado de natal a explorar!!









Um comentário: